O que podemos esperar da Educação Inclusiva em 2023?
- Viviani Guimarães

- 16 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Construir um mundo onde as diferenças sejam respeitadas, e todos possam aprender juntos, esse é o real objetivo da Educação Inclusiva.
A Educação é um direito básico humanitário, e um espaço inclusivo é aquele que acolhe a diversidade. Partindo do princípio de que todos somos diferentes, e que possuímos características e necessidades específicas, é possível gerar um senso de cidadania global livre de preconceitos, onde todos podem aprender e interagir juntos.
Ainda há muitos desafios para que as escolas possam receber alunos com deficiência e proporcionar equidade no aprendizado, como a falta de recursos destinados às adaptações, a falta de preparo da comunidade e da equipe escolar e a falta de professores capacitados para atender essa demanda.
Mas com propostas bem definidas e planejamento é possível fazer da escola um ambiente amigável, acolhedor e verdadeiramente inclusivo. Estamos em uma nova era, onde é possível aliar novos métodos de ensino, tecnologia e informação para proporcionar acessibilidade e inclusão. É preciso valorizar as diferenças.
Para que a Educação Inclusiva seja eficaz é necessário que as escolas, as famílias e os professores participem ativamente do processo de ensino, levando em consideração o sentimento de pertencimento dos alunos.
Nesse âmbito, a tendência é que mais alunos com deficiência tenham acesso a escolas regulares, e que as instituições se preparem e ressignifiquem a maneira de educar, construindo materiais pedagógicos acessíveis, para que todos possam aprender.
E o que podemos esperar do cenário para Inclusão no futuro?
Um dos pontos a estarmos atentos se refere à evolução tecnológica, que pode ser um recurso adicional da educação inclusiva.
Por exemplo, a utilização da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada como ferramenta de ensino, que estimula o interesse e a interação com a matéria estudada, possibilitando a participação ativa dos alunos dentro de um ambiente virtual e do qual eles gostem.
Ou até mesmo a utilização da Inteligência Artificial, como recurso para que os professores avaliem o desempenho dos alunos, e possam direcionar as atividades de maneira personalizada e que incentivem o protagonismo da criança.
Você, que é profissional que atua direta ou indiretamente com a Educação Inclusiva, ou até mesmo pais de crianças atípicas, gostaria de ter uma imersão em todas as novidades e tendências que vão revolucionar ainda mais a Educação Inclusiva em nosso país?
Então esta é sua Chance!
Participe do Congresso Nacional Mais Inclusão 2023
“A Escola de Braços Abertos para a Inclusão”
O próximo Nível para a sua Forma de Ensinar e Educar de Forma Inclusiva
31/03/2023 à 02/04/2023
Garanta sua Vaga!
Clique AQUI e Garanta seu Ingresso no Sympla


Comentários